O futebol realmente é algo inacreditavel, um clube que a 20 anos atrás não sonhava (ou sonhava e muito) conquistou esse fim de semana seu 19° título nacional, os "Red Devils" após um empate com o Blackburn em 1x1 fora de casa sagraram-se campeões da Premier League, um feito histórico, pois, com este título se tornam o clube com maior número de titulos nacionais na Inglaterra, passando o antigo detentor da marca o Liverpool outro gigante da terra da rainha que possui 18 canecos.
Acompanho ja faz algum tempo a tragetória deste clube e admiro a forma como este passa ano a ano, um clube de tamanha expressão é normal que todo ano se reforce com grandes estrelas, mas no Manchester as coisas ocorrem de uma maneira diferente, esta instituição prega a confiança em seus jogadores, em sua comição técnica e a todos membros que a compoem, e esta fórmula vem dando certo a muitos e muitos anos. Um marco que mostra com clareza esta filosofia se dá a partir da chegada de um senhor chamado Sir Alex Ferguson, uma lenda dentro da história do clube de Manchester que conquistou tudo que pode e elevou ainda mais o patamar deste time da Inglaterra para o mundo. Sir AF conquistou nada mais nada menos que 12 títulos ingleses, 2 Champions Leagues e 2 mundias no comando do Manchester United, além de diversos outros títulos em sua trajetória até o momento atual, e junto com ele diversos jogadores de grande popularidade mundial participaram destas vitórias, entre eles: David Beckham, Paul Scholes, Van Der Sar, Giggs, Cantona, Stam, Schemeichel, C.Ronaldo, Solskjaer. A lista é imensa, inúmeros foram os craques que foram treinados por este mestre, e entre estes um merce grande destaque, um certo galês de nome Ryan Giggs, que como dizem os torcedores dos Red Devils, destore equipes desde 1991, o que por incrível que pareça não é exagero.
Os números deste meio campista são expressivos, são 33 títulos em sua carreira, jogador junto com Vitor Baia com maior número de conquistas da história, mas o que realmente chama a atenção para este atleta é o comprometimento e amor a camisa que este representa, um ícone, um ídolo, um exemplo de profissional, que é respeitado e admirado pelos próprios companheiros de clube acima de tudo.
Hoje o Manchester mostra sua força, tem um elenco fortíssimo, mas não por possuir Rooney, Van Der Sar e Ferdinand, jogadores consagrados, mas sim mostra a força de jovens e verteranos, que são estimulados a dar o melhor em campo e elevar-se ao máximo pela sua equipe, defender as cores e jogar com amor e raça. O Manchester não aparece a cada janela de trânsferencia como grande destaque, não contrata de forma desorganizada, mas sim busca o necessário, busca atletas comprometidos, e um exemplo disso foi a contratação de Chicharito, mexicano bom de bola, jovem, e que não tinha destaque. Isto seria um problema, contratação de um jogador desconhecido? Não, isto não interferiu, pois desde sua chegada a Inglaterra ele mostrou ao que veio e conquistou a admiração da fanática torcida do Manchester em sua primeira temporada pelo novo clube, mostrando que a confiança é a base de sustentação para a união e sucesso da equipe, independente do peso do nome de cada jogador, mas sim do que este demonstra dentro das quatro linhas.
O gigante inglês ainda possui mais uma batalha até o fim da temporada, a final da Champions League contra um incrível Barcelona. O planeta bola vai parar para ver este confronto, a qual o Manchester United vai com todas as forças para mostrar novamente ao mundo seu valor.
Ayrton Viana Correio Eletrônico: ayrtonviana77@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário